Saúde garante que está intensificando ações de combate à dengue em Ilhéus
A Secretaria da Saúde de Ilhéus estará intensificando, já a partir desta semana, o combate à dengue no município, com o objetivo de evitar uma epidemia da doença nesse verão. Para isso, equipes de endemias da Secretaria da Saúde estarão visitando os locais mais afetados, fazendo uma campanha de conscientização dos moradores e utilizando as máquinas de fumacê para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Na avaliação do secretário de Saúde, Ronaldo Lavigne, o trabalho dos técnicos é importante, mas a participação da comunidade no combate à dengue, fazendo a sua parte e tomando as devidas precauções para evitar a proliferação do mosquito ainda é a principal arma no combate à doença.
Apesar do índice de infestação da dengue em Ilhéus ter sido em outubro inferior ao registrado no mês de setembro, o secretário Ronaldo Lavigne diz que o momento é de alerta e de combate à doença. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), realizado em outubro deste ano revelou, através de dados atualizados, como está a situação de infestação do mosquito transmissor da dengue no município. Segundo este levantamento, Ilhéus apresenta um índice de infestação de 6,7%. Apesar desse número ser inferior ao Lira de setembro, que apresentou um índice de 9%, o risco de epidemia continua iminente principalmente com a chegada do verão, época em que o número de casos costuma apresentar um aumento significativo.
Além do uso das máquinas de fumacê, que tem sido uma medida eficaz para o combate do mosquito transmissor da dengue, os agentes de endemias têm visitado as residências para colocar larvicidas e fiscalizar as condições das casas e quintais, para evitar assim possíveis criadouros. Mas a comunidade precisa colaborar limpando periodicamente os quintais e evitando locais de água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros recipientes. Ronaldo Lavigne também orienta que a comunidade receba bem os agentes de endemias, mostrando todos os locais onde são armazenadas águas para a colocação de larvicidas. A dengue, em suas formas mais graves, pode até levar a morte, prejudicando não só a família, mas também a toda vizinhança. E a população ainda pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.
Alerta - Em toda a Bahia os dados são preocupantes, não estando descartada a possibilidade de uma epidemia de dengue nessa temporada de verão. Dez municípios baianos já estão em estado de alerta, segundo divulgou o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue. A Secretaria Estadual de Saúde registrou até outubro deste ano 68.414 notificações de dengue, 27 óbitos e 211 casos confirmados da forma grave da doença, a dengue hemorrágica. Houve aumento do número de casos em comparação ao mesmo período nos dois anos anteriores. Em 2010 e 2011, foram registradas, respectivamente, 59.836 e 55.460 notificações.